Uso da plataforma Arduino para automatizar coleta de dados físicos num arranjo hidropônico

João de Felipe Andrade, Marcelo Augusto V. Gomes, Sérgio Ferreira de Lima

Resumo


Com o intuito de experimentar novos arranjos para o ensino de ciências, organizou-se em colaboração com o departamento de biologia, um projeto de iniciação científica interdisciplinar (física e biologia) de prototipagem de culturas hidropônicas. Um dos objetivos do referido projeto, que é o objeto deste trabalho, foi coletar dados físicos para se avaliar as condições ambientais que melhor favorecem o desenvolvimento de tais culturas. Para isto, desenvolveu-se um sistema automatizado de coleta (medição e salvamento digital) de tais variáveis (temperatura, luminosidade e umidade relativa do ar) usando-se uma plataforma de hardware aberta e livre – Arduino. No momento o projeto se encontra em sua fase final de documentação e neste trabalho apresentamos seu desenvolvimento, assim como, os desafios encontrados em sua realização.


Palavras-chave


Arduino; Hidroponia; Padrões Abertos; Ensino de Ciências

Texto completo:

PDF

Referências


ABRANTES, J. A. Interdisciplinaridade no Ensino Médio. A Contextualização pela Hidroponia, Augustus, Rio de Janeiro, v. 09, n. 18, p. 16-31, jan/jun 2004.

ANDRADE, J. F. Código fonte do sistema de aquisição de dados automatizado com Arduino. Disponível em . Acesso em 18 de novembro de 2016.

ANDRADE, J. F.; LIMA, S. F. Blogue da Iniciação Científica Júnior. Disponível em: . Acesso em 18 de novembro de 2016.

BRASIL. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN). Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

CASTELLANE, P. D.; ARAUJO, J. A. C. de. Cultivo sem solo: hidroponia. Jaboticabal: FUNEP. 1995. 43 p.

FERREIRA, C. A. Concepções da iniciação científica no ensino médio: uma proposta de pesquisa. Trabalho, Educação e Saúde, v. 1, n. 1, p. 115-130, 2003.

LIMA, S. F. Uso de Ferramentas Livres Para Apoiar Comunidades de Aprendizagem em Física. Dissertação Mestrado. Sc. Ensino de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, CEFET-RJ, Rio de Janeiro, Brasil, 2008

PENA, F.L. A. e FILHO, A.R. Relação entre a pesquisa em ensino de Física e a prática docente: dificuldades assinaladas pela literatura nacional da área. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 5, n. 3, p. 424-438, dez 2008

SOUZA, Z. F.; Souza, C. H Medeiros. Iniciação Científica: uma análise da sua prática no ensino médio e seus reflexões no ensino superior. Inter Science Place. n. 17, p. 41-53, abr/maio 2011


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2594-5599 

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.