Primeira lei de Kepler: um texto para professores de Física do Ensino médio

Ricardo F. F. Cunha, Alexandre Tort

Resumo


As leis de Kepler são a base para o estudo de gravitação que, além de ser um assunto fascinante, é fundamental para que os alunos tenham uma compreensão da dinâmica do Sistema Solar e de uma boa parte do universo observável. No nível do ensino médio, de modo geral, as leis de Kepler são simplesmente enunciadas, fazendo com que o papel dos alunos seja apenas de aceitação. Nesse trabalho apresentamos aos professores uma demonstração matemática da 1ª lei de Kepler e, posteriormente, um exemplo de abordagem do tema em sala de aula usando o programa computacional Modellus.

Palavras-chave


Ensino de física; gravitação newtoniana.

Texto completo:

PDF

Referências


[1] BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

[2] Paiva, Josias Rogério. Múltiplas Representações na Construção do Conhecimentos Científico Escolar. São Paulo: USP, 2015. 260p. Tese (doutorado) – Programa de Pós - Graduação Interunidades, na modalidade Ensino de Física, Instituto de Física, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

[3] J. B. Marion; S. T. Thornton, Classical Dynamics of Particles and Systems. 5th edition. Belmont: Brooks/Cole, 2004.

[4] Uzêda, Diego Dias. Tópicos em Física Clássica. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011. 181p. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

[5] F. F. Cunha, Ricardo. A gravitação e a precessão de Mercúrio: um texto para professores do Ensino Médio. Rio de Janeiro: UFRJ, 2017. 133p. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Instituto de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2594-5599 

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.