A utilização de Controvérsias históricas como um caminho para possibilitar a problematização à respeito de aspectos de natureza da ciência

Fabiano Fernandes de Oliveira, Andreia Guerra

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar as controvérsias históricas como caminho para abordagem histórico filosófica da ciência. Dessa forma, o trabalho busca entender o funcionamento de uma controvérsia e explorar suas possibilidades. Buscamos destacar pontos em que as controvérsias são capazes de problematizar junto aos estudantes o processo de construção do conhecimento científico, visando mostrar a eles que a ciência é uma construção humana, passível de influências externas e falível, desmistificando assim certas visões deturpadas do conhecimento científico.

Palavras-chave


HFC; Controvérsia Histórica; Natureza da Ciência.

Referências


ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. The influence of history of science courses on students views of nature of science. Journal of Research in Science Teaching, v. 37, n. 10, p. 1057-1095, 2000.

ALMEIDA, Maria José. Historicidade e Interdiscurso: pensando a educação em Ciências na Escola Básica. Ciência e Educação, v.10, n.33 333-341, 2004

ALLCHIN, D. Pseudohistory and pseudoscience. Science & Education, 13: 179-195, 2004

ALLCHIN, D. Evaluating Knowledge of the Nature of (whole) Science, Science Studies and science education

BRAGA, M ;GUERRA, A ; REIS, J.C . The Role of Historical-Philosophical Controversies in Teaching Sciences: The Debate Between Biot and Ampère. Science & Education, v. 21, p. 921-934, 2012.

FORATO, Thaís C. M. ; PIETROCOLA, Maurício ; MARTINS, Roberto de A. . Historiografia e Natureza da Ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 27-59, 2011.

JO NYE, M. Before Big Science: The Pursuit of Modern Chemistry and Physics, 1800-1940, 1999

MACHAMER, Peter K.; PERA, Marcello; BALTAS, Aristeidēs. Scientific controversies: philosophical and historical perspectives. New York-Oxford: Oxford University Press, 2000.

MCCOMAS, W. F. Seeking historical examples to illustrate key aspects of the nature of science. Science & Education, v. 17-1/2, Springer, 2008.

MELLO, A. D.; CASTRO, L. F. ; MORAES, A. G. . O uso de imagens como um caminho capaz de problematizar questões a respeito da natureza da cienca em torno ao tema energia nuclear. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. IX ENPEC, 2013. v. 1. p. 1-8.

MOZENA,E ; et al . A história e a filosofia da ciência nos manuais didáticos sobre o problema da radiação de corpo negro (PRCN): por que não oferecer a física como cultura?. In: André Ferrer P. Martins. (Org.). Física ainda é cultura?.1°ed.São Paulo: Livraria da Física, 2009, v. , p. 231-258.

SMITH, G. J.J Thomson and the electron. In History of the electron

THOMSON, J.J. Cathode rays, Philosophical Magazine 44, 293. 1987.

ZANETIC, J ; et al . Física ainda é cultura! In: André Ferrer P. Martins. (Org.). Física ainda é cultura?.1°ed.São Paulo: Livraria da Física, 2009, v. , p. 281-300.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2594-5599 

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.