Experimentos e Simulações Numa Feira de Ciências: O Relato do Processo de Implementação e Execução de uma Proposta de Inclusão de Alunos com Deficiência Visual

Eduardo Folco Capossoli, Eduardo Gama, Marta Feijó Barroso

Resumo


Este presente trabalho, desdobramento do projeto submetido ao CNPQ, edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES/SEB Nº 51/2010 - Seleção pública de propostas para apoio à realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas tem por finalidade apresentar e compartilhar com a comunidade externa ao Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, local onde foi realizado o citado projeto, como se deu a inclusão dos alunos com deficiência visual, que abrangem desde baixa visão, até a perda total. É também objetivo deste trabalho encorajar outras instituições de ensino a submeterem seus projetos aos órgãos de fomento, para que não só consigam a verba necessária para execução mas também possibilitem que esses alunos participem da forma mais integrada possível das atividades do cotidiano escolar.

Palavras-chave


Feira de Ciências; Ensino de Física; Estudantes com necessidade específicas.

Texto completo:

PDF

Referências


Mancuso, R. A evolução do programa de feiras de ciências do Rio grande do Sul: Avaliação tradicional x Avaliação participativa. Florianópolis: UFSC, 1993. Dissertação (mestrado em educação). Universidade de Santa Catarina, 1993.

PROGRAMA Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica Fenaceb / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, 84 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2594-5599 

Licença Creative Commons

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.