NOTÍCIAS
Duzentos e noventa e três alunos do Colégio Pedro II receberam na sexta-feira, 26/7, diplomas de proficiência em Francês por terem realizado em 2014 o o Delf Scolaire nos níveis A1, A2 e B1. O diploma expedido pelo Ministério da Educação Nacional Francês certifica as competências dos candidatos franceses na língua francesa.
Participaram da solenidade alunos, familiares, professores e demais representantes da comunidade escolar, que lotaram o Teatro Mario Lago. O evento coutou ainda com a presença do Reitor do CPII, Oscar Halac, da adida de Cooperação para o Francês do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Sandrine Diesel, e a diretora adjunta e pedagógica da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, Marie-Noëlle Rodriguez. A pró-reitora de Ensino do CPII, Eliana Myra, o diretor de Relações Internacionais do Colégio, Flávio Ballodi, e a diretora pedagógica do Campus São Cristóvão III, Regina Pinto, também prestigiaram a diplomação.
Convênio
Essa foi a nona cerimônia de premiação do Delf Scolaire no CPII, segundo informou a chefe do Departamento de Francês do Colégio, Diva Rocha. Iniciado em 2006, o convênio entre o CPII, O Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e a Aliança Francesa tem apresentado a cada ano excelentes resultados, com um alto grau de aprovação dos candidatos do CPII. No ano passado, o índice de aprovação foi de 99,5%, de acordo com Diva.
A diretora pedagógica da Aliança Francesa do Rio de Janeiro informou que o CPII obteve o primeiro lugar em aprovação do Delf Scolaire em 2014. “Os estudantes dessa instituição representaram cerca de 37% da totalidade dos candidatos que realizaram o exame de proficiência em Francês no ano passado”, ressaltou, enfatizando a participação dos professores do Colégio habilitados para examinar as provas do Delf Scolaire.
A adida de Cooperação para o Francês do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro parabenizou os alunos do CPII pelo excelente desempenho e também os professores do Colégio pelo trabalho realizado. Sandrine destacou a importância do Delf Scolaire, um diploma oficial, reconhecido internacionalmente e válido para toda a vida. “E compreender nossa língua possibilita ao aluno obter uma outra visão de mundo”, opinou.
Resistência
Oscar Halac ressaltou em seu discurso a resistência do Colégio Pedro II, frente ao que ele denominou de modismo, quando o ensino da Língua Francesa foi abolido do currículo escolar. “O CPII vai continuar apostando no ensino do Francês porque acreditamos que o saber é formado por um conjunto de conhecimentos e estes devem formar antes de tudo cidadão e cidadãs”, concluiu.
A estudante Silvia Beatriz Barreto, do Campus Tijuca II, disse que estava muito feliz e até surpresa com a nota que recebeu, (ela fez 91 pontos). “Isso me estimula a continuar estudando e tentar o B1”, comemorou. Seu colega do Campus São Cristóvão II, Eduardo Rangel, também se disse surpreso com a sua pontuação (9,9). “O Francês se tornou importante na minha vida depois que comecei a estudar. Descobri uma banda francesa de que gosto muito, a ‘Louise Attaque’ e também estou estudando os Olimpianos, um grupo de escritores franceses do século passado
O evento contou ainda com a participação do grupo de samba Veja Bem, formado por alunos e professores do Espaço Cultural CPII.
Galeria de fotos
Coordenadoria de Comunicação Social
ATOS ADMINISTRATIVOS
AGENDA INSTITUCIONAL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS