COLÉGIO PEDRO II - o Patrimônio como pesquisa escolar
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ANDRADE, V. L. C. Histórico do Pedro II, unidade escolar Centro. Disponível em: http://www.cp2centro.net/historia/historia/historia.asp? Acesso em:16/5/2012.
BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez Editora, 2004.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio: bases legais/ Ministério da Educação. Brasília: SEMTEC, 1999.
CALDEIRA, A. P. S. Benjamin Franklin Ramiz Galvão. Disponível em: http://www.bndigital.bn.br/200anos/ramizGalvão.html. Acesso em: 16/05/2012.
CARVALHO, J. M. de. D. Pedro II: ser ou não ser. São Paulo: Companhia da Letras, 2007.
CASCO, Ana Carmen Amorim Jara. Sociedade e educação patrimonial. Revista eletrônica do Iphan, Rio de Janeiro, v.2, n.1, p. 15-25, jun.2013. Disponível em:
http://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=131. Acesso em: 10 jun. 2013.
CAVALCANTI, M. S. (Org.). Ao Pedro II, tudo ou nada? Memória do cotidiano no CPII, anos 50, 60.... Rio de Janeiro: Unigraf, 2003.
CERRI, Luis Fernando. Currículos de pedra, histórico e ensino de história: notas para a pesquisa e o ensino. In: Encontro Regional da Associação Nacional De História, 11, 2013, Paraná. Anais… Paraná: UFPR, 2013, p.2-12.
COLÉGIO PEDRO II e sua tradição. Rio de Janeiro, 1965.
COLÉGIO PEDRO II e a História da Educação no Brasil. Almanaque histórico. Rio de Janeiro: Folha dirigida, 2007.
DAVIES, Susan. História e patrimônio. In: LAMBERT, Peter et al. História: introdução ao ensino e à prática. Porto Alegre: Penso, 2011.
DEL PRIORE, M. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.
DORIA, E. Memória histórica do Colégio Pedro Segundo. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira, 1997.
FARIA, S. de C. Barões do café. São Paulo: Atual, 2005.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História. São Paulo: Papirus, 2003.
GASPAROTTO, Lucas André. O prédio do museu é novo ou velho? O prédio do museu da UFRGS como patrimônio cultural, espaço de educação patrimonial e de fruição”. Aedos, Rio de Janeiro, v. 4, n. 11, p.729-739, set. 2012.
GERSON, Brasil. História das ruas. 5. ed. Rio de Janeiro: Ed. Lacerda, 2000.
HOLANDA, S. B. de. História geral da civilização brasileira – o Brasil Monárquico, declínio e queda do Império. São Paulo: Bertrand Brasil, 1974. volume 6, tomo II.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação – os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora, 1998.
INNECO, L.; MARINHO, I. Colégio Pedro II: cem anos depois. Rio de Janeiro, 1937.
LOURO, G. L. Mulheres da sala de aula. In: DEL PRIORI, Mary (Org.); BASSANEZI, Carla. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Unesp, 2008.
MENESES, José Newton Coelho. História e turismo cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
NABUCO, J. Minha formação. São Paulo: Três Livros e Fascículos, 1984.
POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no Ocidente. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.
SALVADORI, Maria Ângela Borges. História, ensino e patrimônio. Araraquara, SP: Junqueira & Marin editora, 2008.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.