Integrando em sua comissão editorial docentes dos Departamentos de Educação Infantil, Espanhol, Francês, Inglês e Português, a Revista DeSlimites busca romper com os limites tradicionalmente construídos na produção epistemológica, visando a divulgar os trabalhos de servidores ativos e aposentados do Colégio Pedro II na área de Linguística, Letras e Artes. A partir do segundo número, o periódico será também aberto à publicação de pesquisadores externos.
Sumário
Apresentação
Apresentação | |
Manoel Carvalho |
Editorial
Editorial | |
Elisa Vieira, Tiago Cavalcante |
Seção Polivox - entrevistas
Linguagem é liberdade, escola é vida e debate | |
Helena Godoy |
Seção Veredas - textos acadêmicos
A literatura como resistência no Projeto Clube de Leitura: o processo de construção e o andamento de um projeto interdisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Arte da Tijuca | |
Amanda Mesquita |
Cordisburgo germânico: aproximações entre Hannah Arendt e Guimarães Rosa | |
Ana Maria Bernardes |
Desolação: marcas do progresso regressivo em W. G. Sebald | |
Everardo Cantarino |
Discursos, interferências e a cidade como suporte: grafite como linguagem visual | |
Marcelo Araújo |
Mediação de leitura em atividade na biblioteca escolar | |
Ana Carolina Cardoso, Cristiane Nikel |
Mito e reescritura em Dalton Trevisan | |
Marcelo Pereira |
No onírico, a resistência: caminhos da literatura de Georgina Martins | |
Jorge Marques |
Noturno do Chile: labirinto em exceção | |
Elisa Vieira |
O drama do autobiografismo: uma análise de relatos de Ferreira Gullar sobre o exílio | |
Fabiana Gonçalo |
O ensino de espanhol no Colégio Pedro II: uma história de discurso, poder e resistência | |
Luziana Catta Preta |
Os símbolos no Colégio Pedro II: tecendo memórias e identidades por meio de narrativas | |
Tatyana Marques |
Por dentro da chuva, mudar o mundo é fácil | |
Laís Naufel |
Usando o celular em sala de aula no 7º ano | |
Ana Paula Loureiro |
Resistir é preciso: o poder da imprensa e a luta pela integridade intelectual emRecordações do escrivão Isaías Caminha | |
Marta Rodrigues |
Romances machadianos à espera de uma leitura sem preconceitos | |
Márcio Hilário |
Telefone celular e um clique: entre liberdade e opressão | |
Katharina Kelecom |
Um grito de ave de rapina: as “ocupações" estudantis e engajamentos docentes como discurso, ação e resistência no Colégio Pedro II | |
Silvana Bayma |
O bibliotecário escolar como um agente social de transformação: análises e perspectivas na educação brasileira | |
Leonardo Fagundes |
Seção Alumbramentos - textos literários
A menina dos olhos do pai | |
Daniel Moutinho |
A tempestade | |
Daniel Nascimento |
A teus pés | |
Tiago Cavalcante Silva |
Fim | |
Julia Sereno |
Impressões de uma guerra | |
Gilda Moreira |
Não quero velas! | |
Marluce Moraes |
Sílfide | |
Adriana Armony |
Suicídio | |
Cristiano Marcell |
Seção Itinerários - memória
José Roberto Spiegner - presente! Homenagem ao ex-aluno do Colégio Pedro II assassinado pela Ditadura Militar | |
Revista DeSlimites |
Texto integral
Revista DeSlimites: Revista de Linguagens do Colégio Pedro II. Vol. 1. Nº 1. 2018 | |
Revista DeSlimites |
ISSN: 2595-4792