Uma viagem por um rio com uma caixa de bombons: uma proposta de atividade de sala de aula à luz da teoria da metáfora conceptual

Daniele Alves Ribeiro

Resumo


Metáforas conceptuais permeiam nossa comunicação cotidiana em língua materna de forma natural. Por outro lado, no processo de aprendizagem de uma língua adicional, elas podem representar entraves. O presente artigo enfoca o estudo de metáforas conceptuais na sala de aula de língua adicional, entendendo-as como elementos importantes para a comunicação. Partindo do conceito de metáfora conceptual (LAKOFF, JOHNSON, 1980; KöVECSES, 2010), analisamos metáforas sobre a vida presentes em uma tirinha. Apresentamos também propostas de atividades com o objetivo de trazer essa discussão para a sala de aula, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de língua adicional e ampliando, assim, a visão do aprendiz em relação ao uso da língua.

Palavras-chave


Metáfora conceptual. Ensino-aprendizagem de língua adicional.

Texto completo:

PDF

Referências


KÖVECSES, Zóltan. Metaphor: a practical introduction. New York: Oxford University Press, 2010.

KÖVECSES, Zóltan. Metaphor in culture: universality and variation. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

KÖVECSES, Zóltan. Where metaphors come from: reconsidering context in metaphor. New York: Oxford University Press, 2015.

LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors We Live By. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

PASCHOALIN, Maria Aparecida; SPADOTO, Neuza Terezinha. Gramática: teoria e exercícios. São Paulo: FTD, 1989.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2595-4792