A experiência intercultural do projeto Intercâmbio Brasil-Argentina/ Español+Allá: educando para o presente

Fabrícia Dorneles, Maria Cecília do Nascimento Bevilaqua, Luziana de Magalhães Catta Preta

Resumo


Este trabalho relata o desenvolvimento da 5ª edição do Projeto Intercâmbio Brasil-Argentina/ Español+allá, realizado pelo Colégio Pedro II, no ano de 2019. A proposta, pensada a partir do viés da interculturalidade crítica (WALSH, 2010), objetivou possibilitar aos alunos uma reflexão sobre a (re)construção de suas identidades (HALL, 2004) por meio da relação com o outro. Dessa forma, ao favorecer a ampliação de conhecimentos linguísticos-discursivos e interculturais dos discentes, buscou-se fomentar sua consciência questionadora diante da alteridade.


Palavras-chave


Ensino de espanhol. Interculturalidade crítica. Intercâmbio.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003, cap. 5, p.261-270.

COLÉGIO PEDRO II. Cadastro de Projeto. Ministério da Educação. Pró-reitoria de pós-graduação, pesquisa, extensão e cultura, 2019.

CORACINI, Maria José. A celebração do outro. In: CORACINI, Maria José. (Org.) Identidade & discurso: (des)construindo subjetividades. Campinas: Editora da UNICAMP; Chapecó: Argos Editora Universitária, 2003.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

TILIO, Rogério. Repensando a abordagem comunicativa: multiltramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. (Orgs.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 2. ed. rev e amp. Campinas: Pontes, 2015. p. 51-67.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIANA, Jorge.; TAPIA, Luis.; WALSH, Catherine. Construyendo interculturalidad crítica. La Paz: III – CAB, 2010. p. 75-96.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2595-4792