O ensino da língua espanhola em Antenor Nascentes: Um percurso historiográfico na educação brasileira do século XX

Bárbara Franco Cardoso

Resumo


No presente trabalho será apresentada uma análise sobre a primeira gramática de Língua Espanhola publicada em 1920, no Brasil, pelo professor catedrático Antenor de Veras Nascentes e o início do magistério, desse idioma, no Colégio Pedro II. Esse magistério se deu mediante um concurso público, porém, o docente somente permaneceu na cátedra por seis anos, devido a um decreto publicado em 13 de janeiro de 1925, que retirava o ensino do idioma da grade curricular. Com isso, passou a lecionar Língua Portuguesa. Este trabalho mostrará o percurso da língua espanhola na educação básica sob um viés historiográfico, descreverá como foi desenvolvida a primeira gramática de Língua Espanhola para brasileiros, apresentará qual a metodologia foi utilizada na composição dos capítulos da gramática estudada. Além disso, será realizada uma pesquisa qualitativa, que mostrará toda a trajetória do idioma no país e a finalidade da gramática de língua espanhola de Nascentes para seu público leitor. Para se ter um melhor conhecimento sobre o que está sendo investigado, será realizada uma avaliação linguístico-historiográfica, que ocorrerá com base nos princípios da historiografia linguística de Konrad Koerner.


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ISSN: 2595-4792