NOTÍCIAS
ABRA A BOCA E... ABRA OS OLHOS!!!!
O CÂNCER BUCAL (CAVIDADE BUCAL E LÁBIOS):
1. Quando diagnosticado e tratado precocemente tem cura.
2. Pode surgir em qualquer idade, porém, sua maior incidência é acima dos 40 anos, somado com fatores de risco, como: tabaco e álcool.
3. Agentes mecânicos irritantes contínuos como: dentes quebrados, dentes tortos, ausência de dentes, dentes com bordas cortantes, próteses que machucam; podem causar traumatismo, em língua, bochechas e/ou lábios, podendo causar lesões cancerígenas.
4. O sol também é um dos grandes fatores de risco,principalmente nos lábios. Ao se expor ao sol, use chapéu e protetores solares indicados para os lábios.
5. A alimentação saudável com frutas, verduras e legumes, ricos em fibras, contribui para aprevenção do câncer bucal.
6. O maior responsável pelo surgimento de câncer de boca é uso de tabaco, seja fumando cigarro, charuto, cachimbo ou mascando.
7. O uso de maconha também está associado ao câncer oral.
COMO SURGE?
1. O câncer de boca aparece geralmente como uma úlcera (ferida), que por vezes não dói e não apresenta tendência à cicatrização. Pode também se apresentar como manchas (brancas, vermelhas e/ou pretas), ou com aumento de volume (caroços, bolhas, “carnes crescidas”).
COMO PREVENIR?
1. Deixe de fumar.
2. Evite bebidas alcoólicas.
3. Proteja-se dos raios de sol.
4. Elimine fatores traumáticos na boca.
5. Alimente-se de forma saudável.
6. Execute o autoexame periodicamente (01 vez por mês)
7. Procure o cirurgião dentista (estomatologista) se encontrar qualquer alteração em sua boca.
8. Procure seu dentista regularmente, pelo menos 01 vez ao ano.
Fonte:
Universidade Federal Fluminense – UFF / Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas -Progepe / CASQ-Coordenação de Atenção Integral a Saúde e Qualidade de Vida / DPVS- Divisão de Promoção e Vigilância em Saúde/ DAS – Divisão de Assistência em Saúde/ SO- Seção Odontológica
ATOS ADMINISTRATIVOS
AGENDA INSTITUCIONAL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS