A Prática Pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: Reflexões a partir de um Relato de Experiência sobre Ensino de Genética
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
AMARAL, M. B. (1997) (Tele) natureza e a construção do natural: um olhar sobre imagens de natureza na publicidade. In: OLIVEIRA, D. L. (org.) Ciências nas Salas de Aula. Porto Alegre: Mediação. p. 83-96.
CARRANO, P. C. R. (2008) Educação de Jovens e adultos (EJA) e Juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. In: Machado, M. M. (Org.). Formação de Educadores de Jovens e Adultos (II Seminário Nacional). 1ed.Brasília: Secad/MEC, UNESCO, v. 1, p. 103-118.
CASSAB, M. (2008) Algumas reflexões sobre o Planejamento e a Avaliação na área de Ensino de Ciências e Biologia. Ciência em Tela, v. 1. Disponível em:
ESTEBAN, M. T. (2002) A avaliação no processo ensino/aprendizagem: os desafios postos pelas múltiplas faces do Cotidiano. Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr. Disponível em:
MARANDINO, M., SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. (2009)Ensino de Biologia – histórias e práticas em diferentes espaços educativos. Coleção Docência em Formação. São Paulo: Cortez Editora.
MORENO, A. B. (2007) Genética no Ensino Médio: dos Parâmetros Curriculares Nacionais à sala de aula / Aline Braga Moreno – X, 41. ; il. Orientador: Andréa Carla de Souza Góes. Monografia (Especialização) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes.
OLIVEIRA, I. A. (2004) Princípios pedagógicos na educação de jovens e adultos. Revista do Programa Alfabetização Solidária, São Paulo, v. 4, p. 59-74.
PORTO, M. L. O.; TEIXEIRA, P. M. M. (2014) Ensino de Biologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Um Estudo de Revisão Bibliográfica. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 7, p. 5437-5448.
Disponível:
SILVEIRA, R. V. M.; AMABIS, J. M. (2003) Como os estudantes do Ensino Médio relacionam os conceitos de localização e organização do material genético? In: Apresentações orais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.
SOUZA, E.C.; COSTA, G.C.; BORNSTEIN, C.J. (2012) Desafios da prática docente na Educação de Jovens e Adultos: vivências da prática de ensino. In: Anais do VI EREBIO – Rio de Janeiro. Disponível em:
VASCONCELLOS, C. S. (2002) Roteiro de Elaboração do Projeto de Ensino-Aprendizagem. In: VASCONCELLOS, C. dos S. (org.) – Projeto de Ensino aprendizagem e projeto político-pedagógico. São Paulo, LIBERTAD.
VILA NOVA, R; MARTINS, I. (2008) Discursos sobre saúde na educação de jovens e adultos: uma análise crítica da produção de materiais educativos de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v. 7, p. 506-523. Disponível em:
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v2i1.971
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2525-2879

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.