Alimentação saudável: um relato de atividades além dos textos informativos
Resumo
Levando em consideração a presença de uma vasta literatura sobre práticas de Letramento e Alfabetização, ainda verificamos práticas tradicionais e algumas descontextualizadas da realidade dos alunos. Pretende-se, por meio, deste texto apresentar relato de atividades realizadas em uma classe de alfabetização, a partir do tema Alimentação Saudável e seus desdobramentos no processo de construção da escrita. Propõe-se trabalhar práticas de Letramento com os alunos perpassando pelas diversas áreas do conhecimento. Espera-se que este relato possibilite reflexões por parte dos professores alfabetizadores acerca de suas práticas pedagógicas diárias.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BELINKY,Tatiana. A cesta de Dona Maricota. São Paulo:Paulinas,2012.
FERREIRO,Emília;TEBEROSKY,Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre:Artes Médicas, 1986.
FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, Moacir. A organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática, 1993.
GUEDES,Avelino.O sanduíche de Dona Maricota. São Paulo:Moderna,2002.
HUBNER, Regina Maria. Quando o professor resolve. São Paulo: Loyola, 1989.
KATO, Mary A. No mundo da escrita: Uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
NICOLA,José .Entre ecos e outros trecos. São Paulo: Moderna, 2002.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
___________________. Aprender a escrever, ensinar a escrever: a magia da linguagem. Rio de Janeiro:DP&A, 1999.
___________________. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 2000.
____________________. Alfabetização e letramento. São Paulo:Contexto,2003.
VYGOTSKY, L. S.A formação social da mente. 6ª edição; São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Bibliografia complementar
ABUD, Maria José Milharezi. O ensino da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização. São Paulo: EPU,1987.
BEHRENS, Marilda A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v.80,n.196, p.383-403,set/dez1999.
DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.792
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2525-2879

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.