A sala de aula de Língua Portuguesa enquanto um espaço de (re)construção de identidades negras
Resumo
O presente artigo é um recorte da monografia intitulada Língua Portuguesa e identidades: um educar contra o racismo a partir da Lei nº 10.639/03, que teve como objetivo geral formar cidadãos que saibam conviver harmonicamente com a diversidade, que sejam críticos em relação aos discursos etnicorraciais que lhes são transmitidos e, principalmente, que se aceitem e se valorizem em suas diferenças. Este artigo foi produzido a partir de dados e reflexões geradas pela professora regente de Língua Portuguesa e pelos alunos, nas salas de aula de duas turmas de 8º ano e uma de 9º ano de Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Belford Roxo. O foco desse recorte são as produções textuais desses alunos a partir da temática etnicorracial, mostrando nas linhas de seus textos os olhares que eles têm de si e o modo como percebem o racismo na sociedade em que vivem.
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PDFReferências
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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.791
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ISSN 2525-2879

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