A notícia de jornal na sala de aula: da leitura da informação à leitura consciente
Resumo
No que tange ao ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica, um dos principais desafios perseguidos na prática educativa está relacionado a uma perspectiva de trabalho que desenvolva, dentre outras, a habilidade de leitura crítica dos discentes. Tendo em vista uma formação cidadã dos sujeitos, entende-se, dessa forma, contribuir para que estejam aptos a participar de práticas sociais de leitura. Neste artigo, a partir da concepção de Mikhail Bakhtin sobre os fenômenos de linguagem, propõe-se refletir acerca do otencial discursivo/ideológico veiculado através do gênero notícia de jornal. No trabalho com esse gênero na sala de aula, destaca-se a oportunidade de se estimular uma leitura através da qual sejam reconhecidas as marcas textuais de intencionalidade discursiva, sobretudo as de natureza semântica.
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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i2.788
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