Desenvolvimento da imagem corporal no primeiro ano do ensino fundamental

Marília Duarte Lopes Talina, Paula Eduarda D. S. Lima

Resumo


Este artigo tem como tema a construção da imagem corporal das crianças. O processo de consciência corporal é indispensável para a formação da identidade da criança e se dá em interação social. É com o corpo que a criança elabora suas experiências, organiza sua personalidade e suas relações sociais. Com o objetivo de socializar um trabalho de consciência corporal desenvolvido no 1º ano do ensino fundamental, descrevemos o projeto de confecção do (a) boneco (a) desenvolvido no Colégio Pedro II. Este projeto contribui para que os alunos desenvolvam habilidades e competências de diferentes áreas do conhecimento numa perspectiva interdisciplinar. Além disso é uma oportunidade para discutir as diferenças étnicas, raciais e de gênero, discutir preconceitos e estereótipos, contribuindo para uma educação mais igualitária, desenvolvendo o respeito a si mesmo e aos outros, na busca de uma sociedade onde as pessoas possam conviver bem com semelhanças e/ou diferenças.

Palavras-chave


Imagem corporal; interdisciplinaridade; Colégio Pedro II

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais e Artes / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

COLÉGIO PEDRO II. Projeto Político Pedagógico. Brasília: Inep/MEC, 2002. Secretaria de Ensino. São Cristóvão/RJ, 2008.

FERREIRA, C; MISSE, C; BONADIO, S. Brincar na educação infantil é coisa séria. Akrópolis, Umuarama, v. 12, n. 4, p. 222-223, out. /dez.2004.

FREITAS, N. K. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico conceituais. Ciências e Cognição, v. 13, n. 3, p. 318-324. 2008.

GALVÃO, I. Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. 7ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000 (Educação e conhecimento).

LE BOULCH, J. A educação pelo movimento: a psicogenética na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas,1981.

SCHILDER, P. A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

SILVA, R. F; JÚNIOR, R. V.; MILLER, J. Imagem corporal na perspectiva de Paul Schilder: contribuições para trabalhos corporais nas áreas de educação física, dança e pedagogia. 10 Disponível em Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 68 - Enero de 2004.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1998.

VYGOTSKY, L. S. El Art y la Imaginación en la Infancia. Madrid: Akal, 2003.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v1i1.706

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.