NOTÍCIAS

Alunos do Campus Niterói testam material pedagógico com alunos com deficiências visuais atendidos pelo Napne de Realengo II


Na manhã desta segunda-feira, dia 28/9, os alunos que participaram das oficinas de braile do Campus Niterói fizeram uma visita ao Campus Realengo II. Eles foram mostrar aos alunos cegos e com baixa visão, atendidos pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) de Realengo II, os trabalhos finais desenvolvidos durante a oficina, cuja proposta era produzir materiais didáticos adaptados às necessidades específicas de pessoas com deficiências visuais.

 


FOTO: Alunos testam materiais didáticos no Napne de Realengo II


Como o Campus Niterói não conta com alunos com deficiências visuais, os participantes das oficinas de braile escolheram o Campus Realengo II para testar os materiais didáticos produzidos por eles. Eles foram acompanhados pela equipe do Napne de Niterói, Suellen Destefani e Joyce Braga, e pela pediatra do Campus, Kira Medon. A chefe do Napne Geral, Maria Aparecida Ivas Lima, também participou da visita.


“Os alunos de Realengo II avaliaram os trabalhos e o resultado foi muito positivo, sendo todos aprovados com louvor. Eles ainda comentaram sobre a necessidade de mais atividades como essa e se surpreenderam com qualidade dos materiais produzidos pelos alunos do Campus Niterói, que estavam atentos a críticas e sugestões, além de terem a oportunidade de explicar cada parte de seu trabalho para todo o grupo”, comentou Suellen Destefani


Durante a visita, o coordenador do Napne de  Realengo II e professor de Física, Alexandre César, falou sobre a criação do Napne, que atende atualmente cinco alunos cegos e um com baixa visão e também mostrou os diversos materiais adaptados que são produzidos por ele e sua equipe. “É um trabalho fantástico que mostra o empenho e comprometimento com a comunidade escolar do Colégio Pedro II”, ressaltou Suellen.



FOTO:
Mapa em braile produzido pelo NAPNE de Realengo


Além disso, os visitantes puderam conhecer o Campus Realengo II tendo como guia o diretor pedagógico, Venício da Cunha. O Campus Niterói ainda recebeu uma maquete tátil com legendas em braile sobre as placas tectônicas e alguns presentes como uma muda de palmeira real e outra de samambaia chorona, além de um belo lanche.


Como forma de divulgação e incentivo à inclusão escolar de alunos com necessidades especiais, os trabalhos avaliados nesse evento serão expostos e apresentados na Semana Cultural, que acontece nos dias 13 e 14 de outubro, no Campus Niterói.

 

 

Niterói promove Oficina de Braile

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

ATOS ADMINISTRATIVOS

AGENDA INSTITUCIONAL

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Acessos Hoje:25358  Total Acessos:34451836