DOCENTES E INSTITUIÇÃO EM PARCERIA: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO COLÉGIO PEDRO II

Marcello Miranda Ferreira Spolidoro, Rosana Glat

Resumo


O estudo analisou parte da produção científica do Colégio Pedro II sobre inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais específicas. Foram selecionados trabalhos apresentados na Jornada Pedagógica de Ensino de Ciências e Biologia entre os anos de 2015 e 2018, e outros eventos realizados na instituição ligados ao NAPNE, Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas. Os trabalhos e eventos foram identificados, tabelados e analisados, relacionando-os com temas relevantes da Educação Inclusiva, de modo a entender como o Colégio Pedro II e seu corpo docente atuam nesta perspectiva. Foram identificados cinco temas: formação de professores; avaliação e práticas diferenciadas, individualização do ensino, inclusão no mundo do trabalho e habilidades sociais. Os resultados indicam que existe parceria entre a gestão do Colégio e os professores, e mostram que, embora a maior parte dos trabalhos foque somente em um tema específico, eles detêm o potencial de atingir, de forma indireta, outras temáticas igualmente relevantes.


Palavras-chave


Inclusão escolar; Alunos com necessidades educacionais específicas; Colégio Pedro II; NAPNE

Texto completo:

PDF

Referências


COLÉGIO PEDRO II - Projeto Político Pedagógico Institucional 2017-2020, Rio de Janeiro, 2017.

ESTEF, Suzanli.; GLAT, Rosana. Práticas de avaliação do desempenho escolar de alunos com necessidades educacionais especiais no Ensino Fundamental. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2019, Fortaleza. VI CONEDU - Avaliação: Processo e Políticas. Fortaleza: Realize Eventos e Editora, 2019. v. 1. p. 1-19.

GLAT, Rosana.; VIANNA, Márcia Marin; REDIG, Annie Gomes. Plano Educacional Individualizado: uma estratégia a ser construída no processo de formação docente. Revista Universidade Rural. Serie Ciências Humanas, v. 34, p. 108-129, 2012.

MARIN, Márcia; BRAUN, Patrícia. Ensino colaborativo como prática de inclusão escolar. In: GLAT, Rosana.; PLETSCH. Márcia Denise (Orgs). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, p. 49-64, 2013.

MENEZES, Adriana; CRUZ, Gilmar de Carvalho. Estratégias de formação de professores para a inclusão escolar de alunos com autismo. In: GLAT, Rosana; PLETSCH. Márcia Denise (Orgs). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, p. 127-142, 2013.

PLETSCH. Márcia Denise; GLAT, Rosana. Plano Educacional Individualizado (PEI): um diálogo entre práticas curriculares e processos de avaliação escolar. In: GLAT, Rosana; PLETSCH, Márcia Denise (Orgs). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, p. 17-32, 2013.

QUITÉRIO, Patrícia Lorena.; NUNES, Leila Regina d’Oliveira de Paula. Desenvolvimento de habilidades sociais de futuros professores no processo de inclusão de alunos com deficiência. In: GLAT, Rosana; PLETSCH. Márcia Denise (Orgs). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, p. 107-125,2013.

REDIG, Annie Gomes; MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho; CARLOU, Amanda. Inclusão no trabalho de pessoas com necessidades educacionais especiais. In: GLAT, Rosana; PLETSCH. Márcia Denise. (Orgs). Estratégias educacionais diferenciadas para alunos com necessidades especiais. Rio de Janeiro: EDUERJ, p. 157-173, 2013.

REDIG, Annie Gomes; MASCARO, Cristina Angélica Aquino de Carvalho; DUTRA, F. B. A formação continuada do professor para a inclusão e o plano educacional individualizado: uma estratégia formativa? Diálogos e perspectivas em educação especial, v. 4, p. 33-44, 2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v7i1.3622

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.