POR POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA ATENDER IMIGRANTES/REFUGIADOS NO BRASIL: ANÁLISE PRELIMINAR DAS A PARTIR DA REALIDADE ACREANA
Resumo
Nas últimas décadas do século XX, diferentes fatores têm colaborado para a intensificação dos fluxos migratórios em nível internacional. Nesse sentido, o presente texto busca, diante dos fluxos migratórios, que envolve o Acre, analisar as políticas públicas educacionais. No Acre, a circulação de imigrantes e/ou refugiados se alargou a partir de 2010, quando se tornou rota através da fronteira Brasil-Peru. Esse deslocamento de pessoas é provocado por problemas de ordem política, econômica e social enfrentados pelos países de origem. No território acreano, a movimentação é caracterizada, principalmente, pela chegada de africanos e haitianos, sendo que do Haiti é o que apresenta maior número de pessoas a se deslocar para o Brasil, por conta da gravidade das mazelas ocorridas, já que o terremoto de 2010, o surto de cólera e a instabilidade política geraram as motivações de saída do território de origem (SÁ; FERNANDES, 2016). Este artigo tenta responder a questão como estão organizadas as políticas educacionais voltadas a atender o imigrante/refugiado? Ao mesmo tempo, apresenta-se o esboço de uma proposta transdisciplinar para uma possível proposta educativa.
Palavra-chaves: abordagem transdisciplinar em educação; educação do imigrante; políticas educacionais para os refugiados; política educativa acreana;
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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i2.3259
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ISSN 2525-2879

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