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Alunos foram introduzidos ao DOSVOX
Alunos com deficiência visual do Campus São Cristóvão III iniciaram na segunda-feira, 13/7, um workshop sobre o DOSVOX, sistema operacional que desenvolvida pela UFRJ para auxiliar deficientes visuais no uso das ferramentas do computador. O workshop foi organizado pela professora de Espanhol, Daniele Cabral, já que a equipe de Espanhol do Campus utiliza o DOSVOX para a aplicação de provas estes estudantes.
FOTO: Daniele Cabral coordena projeto de acessibilidade para alunos com deficiência visual
“Esse ano recebemos alunos oriundos do Instituto Benjamin Constant que não sabem utilizar o DOSVOX, programa essencial para que eles possam se movimentar no mundo digital. A equipe de espanhol tem um projeto pioneiro de prova audível em que os alunos ouvem a prova e usam o DOSVOX para redigir as respostas. Na primeira certificação foi verificado que esses alunos não sabiam utilizar o programa, daí a necessidade de realizar esse workshop”, explica Daniele.
A aula foi ministrada pelo aluno Mario Magalhães, que já utiliza o programa desde 2005. Além do DOSVOX, outro objetivo do workshop é introduzir os alunos ao uso do teclado. “Uma das coisas mais importantes de aprendermos é a digitação, o resto vem com o uso. O DOSVOX é mais fácil para quem está iniciando no mundo da informática. Depois eles podem avançar com o uso paralelo de leitores de tela”, ressalta Mario.
FOTO: Aula foi ministrada pelo aluno Mario Magalhães
Vinicius Soares é cego e acredita que o DOSVOX fará muita diferença em seu aprendizado. “Tanto o DOSVOX quanto outros programas vão ser muito importante para nós. Vamos precisar dele no futuro e agora na escola”, afirma.
Carlos Henrique Oliveira tem baixa visão e também aprovou o workshop. “Acho muito importante esse aprendizado. É mais uma ferramenta que podemos utilizar e que nos dá um pouco mais de independência. Não vamos dominá-la de uma hora, mas vamos chegar lá”, aposta.
Autonomia
Para Daniele, os benefícios do workshop vão além da realização de provas. “Eles utilizaram o programa em seu cotidiano. Inclusive, se eles quiserem fazer anotações de uma aula o DOSVOX também será útil. Dominar a ferramenta é essencial para que eles dominem o mundo”, destaca.
A chefe de Departamento de Espanhol, Claudia Estevam, ressaltou a importância de incluir o aluno no processo de produção e transmissão de conhecimento. “Esse workshop é um passo a mais de um longo trabalho desenvolvido pelo Departamento de Espanhol. Hoje temos uma resposta dos alunos como autores de conhecimento que podem ensinar professores e colegas de turma videntes que não têm os saberes que eles detêm, sempre com a mesma relevância que os demais”.
Iniciação Científica Júnior
Daniele Cabral desenvolve o projeto de Iniciação Científica Júnior "Diálogos e práticas inclusivas em Espanhol/LE". Com a ajuda de quatro alunas bolsistas (Thayna Manhãs, Nathalia de Paula, Thais Cezar e Dandara Sousa - foto), a equipe busca buscar ferramentas facilitadoras que possam ser utilizadas para garantir maior autonomia no aprendizado dos estudantes com deficiência visual.
O trabalho desenvolvido também tem como objetivo permitir que outros professores adotem ferramentas de acessibilidade em suas aulas. O projeto conta com a parceria da professora Janaína Amorim, que coordena o projeto “Posso ver que você quer me ouvir”, também voltado para acessibilidade.
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