MAPA CONCEITUAL COMO MATERIAL POTENCIALMENTE RELEVANTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Marcos Flávio de Oliveira Silva, Fabricio Alves Oliveira, Gláucia do Carmo Xavier

Resumo


O presente artigo teve por objetivo investigar os mapas conceituais como instrumentos de estudo potencialmente relevantes no contexto da Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Para que uma aprendizagem seja, de fato, significativa, os materiais utilizados precisam ser potencialmente relevantes, o que justifica o desenvolvimento deste trabalho. A metodologia utilizada foi composta de pesquisa bibliográfica e levantamento de dados. A pesquisa foi desenvolvida em dois campi do IFMG, com alunos do primeiro ano do Curso Técnico Integrado do Ensino Médio. O desenvolvimento foi feito, a partir de análises quantitativa e qualitativa dos dados coletados, paralelamente a uma análise comparativa entre mapas conceituais e resumos. Os resultados apontaram que os mapas conceituais são tão eficientes quanto os resumos na síntese de um conteúdo estudado, porém os mapas permitem aos alunos adotar uma postura mais autônoma no momento de sua construção, quando comparados aos resumos. Tais motivos levaram à elaboração de um produto educacional, no formato de manual, para auxiliar na criação de mapas conceituais completos e na divulgação dessa ferramenta entre os alunos.

Palavras-chave


Mapa conceitual; Resumo; Aprendizagem significativa; Avaliação de desempenho.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i4.3219

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ISSN 2525-2879 

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