NOTÍCIAS
O Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (Nudom) comemora 20 anos de existência no dia 20 agosto. A data será celebrada com duas mesas redondas com especialistas sobre a importância dos centros de memória. A programação do evento já está disponível e as inscrições podem ser feitas até 18 de agosto.
Ao longo desses 20 anos, o Nudom consolidou-se como um guardião da memória coletiva petrossecundense, tanto pelos documentos únicos referentes à história do Colégio, como pelas memórias de seus antigos alunos e professores, registradas em livros, depoimentos escritos e orais e imagens que retratam as marcas muito características dessa formação educacional.
Tendo como objetivo principal preservar as fontes documentais e a memória do Colégio, abrange também o compromisso com a produção de pesquisas, utilizando-se do precioso acervo de obras únicas, fundamental para os pesquisadores da História da Educação no Brasil. As obras que compõem esse acervo refletem ainda a herança clássica e a tradição humanística do Colégio Pedro II.
O acervo do Nudom é formado por um conjunto documental de aproximadamente 18.400 itens, visitado por pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. “Nosso desejo é que esse acervo que contém a história de 177 anos do Colégio Pedro II seja cada vez mais conhecido e mais consultado pelos professores da própria Instituição, assim como de nosso país, em suas pesquisas acadêmicas e escolares”, destaca Vera Maria Rodrigues, coordenadora do Centro de Documentação e Memória do CPII.
Coordenadoria de Comunicação Social
ATOS ADMINISTRATIVOS
AGENDA INSTITUCIONAL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS