Laboratório de Projetos Enxutos

Marcos Dias Mathies, Cleilton Sampaio de Farias

Resumo


Trata-se de um Estudo de Caso voltado à área do empreendedorismo aplicado à tecnologia da informação (T.I). Parte-se uma estrutura narrativa verossímil, no sentido de abordar a realidade produtiva de uma fábrica de software, e propõe a utilização de metodologias de análise e desenvolvimento de sistemas oriundo do universo das startups, à resolução de uma situação-problema vivenciada pelas personagens a partir de uma demanda levantada pelos clientes fictícios. O Estudo de Caso tem como resultado prático o desenvolvimento das habilidades necessárias à criação de um repositório de funcionalidades robusto em consonância com o objeto analisado, ao emular uma situação-problema muito presente na realidade produtiva dos profissionais de T.I. Este Estudo de Caso se destina às cadeiras de empreendedorismo e disciplinas correlatas aos alunos em fase final dos cursos técnicos integrados em informática. Espera-se que este público-alvo apreenda a lógica básica de ideação e desenvolvimento de projetos de T.I. enxutos em consonância com as demandas por digitalização de processo por parte das pequenas empresas.

Palavras-chave


Empreendedorismo, Pequenas Empresas, Lean Startup

Texto completo:

PDF

Referências


CAYENNE, Apps. 5 steps to building Minimum Viable Product with Story Mapping. Disponível em: . Acesso em: 7 dez. 2020.

DIAMANDIS,Peter H.; KOTLER, Steven. Bold: how to go big, achieve success, and impact the world. simon & schuster; reprint edição, 2016.

GORZ, André .O imaterial. Conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume,2005 AunM. P.; Câmara M. A. A inserção social através de telecentros: notas de pesquisa. Liinc em Revista, v. 1, n. 2, 13 out. 2006. Disponível em: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3090. Acesso em 01 dez 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i2.3155

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.