ENSINO DE FÍSICA COM ENFOQUE CTS: CONTRIBUIÇÕES ENTRE CIÊNCIAS E A LEI 10.639/2003

Marcelo Vilela da Silva, Eduardo Folco Capossoli

Resumo


O presente trabalho se propõe a desenvolver ações formativas que contemplem as relações compreendidas entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), no âmbito da disciplina de física - nos ensinos fundamental e médio, com intuito de trabalhar transversalmente a Lei 10.639/2003, e, portanto, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira, nos currículos escolares. Além disso, o artigo tem como objetivo a superação dos desafios encontrados e enfrentados no interior do sistema educacional a fim de tornar possível, aos estudantes do ensino médio, um conhecimento a respeito das contribuições que as sociedades africanas deram para a ciência e a tecnologia. O procedimento metodológico incluiu um questionário escrito pré e pós-teste, ambos, com os estudantes. Os resultados encontrados foram analisados qualitativamente, e demostraram considerável relevância para se trabalhar, em sala de aula, as relações étnico-raciais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i3.3062

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ISSN 2525-2879 

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