DESAFIOS E PERSPECTIVAS DOS ALUNOS DA EJA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA

Danielle Sobral Porto Costa, Antonio Amorim

Resumo


Este artigo faz uma reflexão sobre quem são os sujeitos da EJA na contemporaneidade e os desafios enfrentados pelos alunos dentro da escola. Por isso, esta investigação traz como problema: qual é o perfil do educando da EJA na atualidade e quais são os desafios por eles enfrentam nas salas de aula de nossas escolas? Tem como objetivo geral identificar quem são os educandos da EJA na contemporaneidade e traçar os principais desafios que os alunos enfrentam no processo de ensino-aprendizagem, dentro das escolas. Os procedimentos metodológicos adotados apontam para a realização de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o dispositivo estratégico da pesquisa participante. Os resultados obtidos foram os seguintes: percebemos que o perfil dos estudantes está pautado pela busca de seus direitos; entendem que este retorno é um recomeço muito importante para a vida; são destacadas as possibilidades para fortalecer as demandas dentro e fora da escola, para torná-los sujeitos de conhecimento e de construção do seu próprio futuro.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i3.3051

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.