Oficinas pedagógicas para feira de ciências: Diagrama V como proposição metodológica

Lucas Antonio Xavier, Breno Rodrigues Segatto, Laércio Ferracioli

Resumo


O presente artigo relata o uso da heurística de Gowin, no formato de Diagrama V, como método científico em projetos de Física para a Feira de Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio situada no município de Piúma-ES.  A escola apresenta um histórico de 35 anos de realização do evento científico. O uso do Diagrama V ocorreu por meio de oficinas pedagógicas, planejadas e estruturadas. A proposta de utilização do diagrama no contexto experimental objetiva promover a ruptura de práticas de roteiros tradicionais e maior engajamento de professores e alunos na Feira de Ciências. Dos dez grupos de alunos das três séries do ensino médio que utilizaram o Diagrama V como instrumento norteador para os experimentos pode-se inferir que os resultados se revelaram promissores, pois perceberam a importância do método científico.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i3.3050

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.