¡ARRIBA! VAMOS AO MÉXICO!

Regiane Carvalho de Sousa Oliveira, Márcia Rejane Ferreira Rocha Bezerra, Cleilton Sampaio de Farias

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo de caso cujo título é ¡Arriba! Vamos ao México! Trata da narração de uma história de dois estudantes do ensino médio, Alice e João, que foram contemplados com uma bolsa de estudo para realizar intercâmbio no México. Apresenta como problema a necessidade dos estudantes escolherem a cidade mexicana para realizarem a experiência, bem como planejar um roteiro de atividades culturais a ser seguido no período de imersão cultural. Para isso, os leitores serão levados a imaginar que são conselheiros da embaixada do México e deverão propor resoluções para o caso. A fonte de inspiração para a produção do estudo foi a experiência de intercâmbio cultural realizada por Regiane Carvalho de Sousa Oliveira, coautora do caso, no México. Quanto à aplicação, o caso poderá ser desenvolvido em seis aulas, sendo duas assíncronas e quatro síncronas, estas com duração de cinquenta minutos. Para as interações, serão utilizadas as plataformas digitais google classroom, google meet, padlet e whatsapp, além de vídeos, reportagens e textos. Assim, espera-se que o caso seja atrativo e desperte o interesse dos estudantes em resolver a questão elencada, afim de fomentar o trabalho em grupo e a tomada de decisões, dentre outras habilidades e atitudes. Ao final, são apresentadas duas possíveis soluções para o caso, bem como as formas como os estudantes serão avaliados durante o estudo realizado.

Palavras-chave


Intercâmbio; Imersão cultural; México; Estudo de caso.

Texto completo:

PDF

Referências


EIRAS, Alicia de Lima. Os intercâmbios institucionais entre alunos de graduação e sua importância nas políticas de regionalização universitária. Dissertação de mestrado da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas UNICAMP, Campinas, 2009. Disponível em: . Acesso em 20 de nov. de 2020.

FARIA, Bruna. Blog. O que visitar na Cidade do México: roteiro de 7 dias, 2019. Disponível em: . Acesso em: 21 de nov. de 2020.

FARIAS, Cleilton Sampaio de. Aprendizagem significativa no ensino de Geografia: os benefícios da aprendizagem baseada em problemas por meio de um estudo de caso. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 14, p. 224-241, jul./dez., 2017.

GLOBO. Vídeos. Saiba por onde começar o planejamento para fazer um intercâmbio, 2016. Disponível em: . Acesso em 15 de nov. de 2020.

GOBIERNO DE MÉXICO. Agencia Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarrollo. Programa "Escuelas México", 2017. Disponível em:

. Acesso em 15 de nov. de 2020.

GOBIERNO DE MÉXICO. Embajada de México en Brasil, 2020. Disponível em:. Acesso em 15 de nov. de 2020.

PREZOTTO, Fred. Dicas Onde Ficar. México. Playa del Carmen, 2020. Disponível em: . Acesso em: 21 de nov. de 2020.

SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de casos no ensino de química. Campinas: Editora Átomo, 2010.

UNESCO. Unesco World Heritage Centre. Statistics on States Parties, 2020. Disponível em: . Acesso em: 22 de nov. de 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i2.2997

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.