O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A MENINA PRODÍGIO?

Kayciane Assunção Alencar, Lucélia Fernandes de Almeida Lima

Resumo


O presente trabalho explicita um estudo de caso que conta a história de uma jovem que sofre de ansiedade no ambiente escolar. Esta proposta poderá ser explorada de forma transversal nas turmas do Ensino Médio. Destaca-se que o estudo de caso se configura como uma estratégia de ensino eficiente, uma vez que oportuniza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Ademais, os sujeitos educativos exercitam a criatividade e a imaginação, além de desenvolver outras habilidades sócio emocionais. É oportuno mencionar que o estudo de caso pode ser uma ferramenta útil para abordar problemas da atualidade, inclusive explorar temas vinculados à promoção da saúde mental. Acredita-se que o referido estudo de caso possa contribuir no enfrentamento da problemática, favorecendo uma consciência que a escola também pode ser um local de discussão e realização de ações no processo de saúde mental dos discentes.


Palavras-chave


Estudo de caso; Ansiedade; Saúde Mental

Texto completo:

PDF

Referências


CORRÊA, A. S. (In)disciplina e bullying nas práticas escolares de diretores, coordenadores, docentes e alunos: uma análise à luz da Teoria Crítica. 2017.

ESTANISLAU, G. M.; BRESSAN, R. A. (Orgs.). 2014. Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. 1. ed. São Paulo: Artmed, 2014.

MATUOKA, Ingrid. A importância de debater saúde mental na escola. Centro de Referências em Educação Integral. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/saude-mental-na-escola/ Acesso em 24 nov. 2019.

OMS, Organização Mundial de Saúde. Depression and other common mental

disorders: global health estimates [Internet]. Geneva: WHO; 2017

QUEIROZ, Salete Linhares. Estudo de Casos Aplicados ao Ensino de Ciências da Natureza. São Paulo: Centro Paula Souza, Setec/MEC, 2015. ISBN 978-85-99697-49-8. Disponível em: http://www.gpeqsc.com.br/sobre/manuais/natureza_estudo_casos.pdf Acesso em: 30 nov. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i2.2981

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.