PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DO USO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL E MAPAS CONCEITUAIS NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO CONCEITO DE ENERGIA

José Jorge Vale Rodrigues

Resumo


Este artigo mostra os resultados de um estudo exploratório desenvolvido para validar um projeto de pesquisa de doutorado em Ensino. Participaram vinte e cinco alunos do 3º ano do curso técnico em redes integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. A metodologia do trabalho, que teve natureza qualitativa, foi organizada de acordo com aspectos da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, iniciou-se com um pré-teste e depois foram realizadas atividades com protótipos de automação residencial, em seguida os alunos foram instruídos quanto à elaboração dos mapas conceituais por meio do software Cmaptools, elaboraram os mapas conceituais finais segundo as aulas que tiveram e as atividades que realizaram, finalmente responderam um questionário de opinião na Plataforma Google Classroom com objetivo de verificar sua opinião sobre os recursos didáticos utilizados, sistemas de automação residencial e mapas conceituais no processo de aprendizagem do conceito de energia. Os objetivos deste artigo são: a) Apresentar um resumo das principais percepções dos alunos quanto à avaliação das atividades realizadas durante o estudo exploratório de acordo com o questionário de opinião; b) Apresentar as evidências encontradas de acordo com os critérios de análise dos mapas conceituais. Em suas declarações, os alunos concordaram que as atividades envolvendo recursos didáticos, automação residencial e mapas conceituais foram dinâmicas, motivadoras, interessantes, interativas e facilitaram a compreensão do conceito de energia.


Palavras-chave


Mapa conceitual; Automação residencial; Conceito de Energia; Aprendizagem significativa

Texto completo:

PDF

Referências


AUSUBEL, David P. A Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

_________, David P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Paralelo Editora, LDA. LISBOA. 1.ª Edição, 2003.

BUCUSSI, Alessandro Aquino. Introdução ao conceito de energia. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2018.

CARABETTA-JÚNIOR, V. A utilização de mapas conceituais como recurso didático para a construção e inter-relação de conceitos. Revista Brasileira de Educação Médica (Online), v. 37, p. 441-447, 2013.

CARVALHO, Adelson Siqueira. MECATAS – Um modelo para o ensino-aprendizagem de engenharia de controle e automação baseado na teoria da aprendizagem significativa. Porto Alegre-RS, 2011. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Centro de estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre-RS, 2011.

CHASSOT, A. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5º ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

COSTA BEBER, S. Z.; KUNZLER, K. R.; DEL PINO, J. C. Unidade de ensino para o desenvolvimento de conceitos químicos baseada nos pressupostos da teoria da aprendizagem significativa. Atas do 6º Encontro Nacional sobre Aprendizagem Significativa – 6º ENAS. São Paulo, SP, 2016.

_____________, Silvia Zamberlan. Aprendizagem significativa, mapas conceituais e saber popular: referencial teórico e metodológico para o ensino de conceitos químicos. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Porto Alegre-RS, 2018.

DOMINGUES, R. G.; PINA FILHO, A. C. A domótica como tendência na habitação. In: SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA URBANA, 3., 2012, Maringá. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LINS, V.; MOURA, W. Domótica: automação residencial. Revista Científica Tecnologus, Recife, ed. 5, dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2019.

LÜDKE, Menga; ANDRE, Marli E.D.A. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Livraria da Física, 2011a.

________, M. A.; GRECA, Ileana M. Introdução à Mecânica Quântica: seria o caso de evitar a aprendizagem significativa (subordinada)? Trabalho apresentado no III Encontro Internacional sobre Aprendizagem Significatica. Peniche, Portugal, 11 a 15 de setembro de 2000.

________, M. A. Mapas conceituais e diagramas V. Porto Alegre: Ed. do Autor. 2005.

________, M. A. Organizadores prévios e aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Científica, v. 7, n. 2, p. 23-30, 2006.

________, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro, 2010.

________, M. A. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. ampl. São Paulo: EPU, 2011b.

________, M. A. Al final, que és aprendizaje significativo? Qurriculum (La Laguna), v. 25, p. 29-56, 2012.

NOVAK, J. D., GOWIN, D. B. Learning how to learn. New York: Cambridge University Press, 1984.

_______, J. D. Aprender a aprender. Trad. Carla Valadares. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 1996.

_______, J. D., CAÑAS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa. V. 5 n. 1, p. 9-29, 2010.

NICOLA, Jéssica Anese; PANIZ, Catiane Mazocco. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016. ISSN 2525-3476.

POINCARÉ, J. H. La science et l'hypothèse. Paris: Flammarion, 1968.

SANTOS, O. K. C.; BELMINO, J. F. B. Recursos didáticos: uma melhoria na qualidade da aprendizagem. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA, 5, Vitória da Conquista, 2013. Anais do V FIPED. Disponível em: Acesso em: 30 jul de 2019.

SILVA, M. A. S. et al. Utilização de Recursos Didáticos no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais em turmas de 8º e 9º anos de uma Escola Pública de Teresina no Piauí. In: CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 7, Palmas, 2012 Anais do VII CONNEPI. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2019.

SOUZA, S. E. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, Maringá, 2007. Arq. Mudi. Periódicos. Disponível em: . Acesso em: 30 jul. 2019.

WALKER, Jearl. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert. Fundamentos de física, volume I: Mecânica. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v6i3.2906

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.