POR UMA INFÂNCIA QUE REINVENTA O MUNDO – CRUZOS E ENCONTROS ENTRE O ITINERÁRIO PEDAGÓGICO E OS VALORES CIVILIZATÓRIOS AFROBRASILEIROS
Resumo
Este texto ensaia encontros, cruzos e confluências entre as metodologias pedagógicas do itinerário pedagógico (MARQUES; MENDES, 2012) com os valores civilizatórios afro-brasileiros conceituados por Azoilda Trindade (2010) na experiência da escola Jangada. Os autores afirmando sua identidade negra (EVARISTO, 2008) evocam a infância como uma alternativa a tensa política de escassez brasileira (NOGUERA, 2019). Tomando a literatura como fio condutor, apresentamos algumas experiências cotidianas para ilustrar esse movimento de transformação (FREIRE, 1996) do sentido de educação.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i2.2774
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2525-2879

Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.