O USO DE TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA: CONTEXTUALIZANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO

Vanessa Queirós Alves

Resumo


O presente trabalho analisou o uso de tecnologias e metodologias ativas no ensino de História, contextualizando práticas pedagógicas no Ensino Médio. O objetivo geral do estudo, foi entender como está a questão da integração desses recursos nas aulas de História e se o ensino ofertado tem contribuído tanto para a participação ativa do estudante, quanto para a formação do homem que atue na sociedade contemporânea, com suas atuais necessidades. O trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema e também a partir de um questionário, que foi realizado com estudantes de 2º e 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual, no estado do Paraná. Os resultados da pesquisa confirmaram, em grande parte, a hipótese de que o ensino de História, de maneira geral, está em dissonância com os anseios dos estudantes e também com as necessidades do mundo atual. Porém, é possível se avançar nos aspectos pedagógicos a partir do reconhecimento da situação, da formação continuada e de uma mudança de postura nas maneiras de se conceber o processo de ensino-aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v5i2.2768

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ISSN 2525-2879 

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