MODELAGEM MATEMÁTICA DA LEI DE RESFRIAMENTO DE NEWTON APLICADA NO ENSINO MÉDIO

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Franciele Lorenço

Resumo


Este relato de experiência traz uma atividade desenvolvida junto a uma turma de formandos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), visando relacionar a teoria estudada no curso com sua prática docente por meio da Modelagem Matemática. A partir da equação diferencial da lei empírica de resfriamento de Newton, abordada na disciplina de Equações Diferenciais, a turma foi desafiada a propor uma alteração no modelo matemático ou adequá-lo para que ele pudesse ser utilizado em uma aula do Ensino Fundamental ou Médio, tendo a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e de aprendizagem. A atividade proposta pelos estudantes foi vivenciada e, após discussão das possíveis melhorias, foi aplicada com um grupo de alunos voluntários do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado da própria Instituição. A atividade proporcionou aos formandos estabelecer uma relação entre os conteúdos teóricos e a prática de sala de aula por meio da Modelagem Matemática. Aos estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado, proporcionou uma rica experiência envolvendo conceitos da Física e da Matemática.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v4i2.2763

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ISSN 2525-2879 

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