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Explicitamos a seguir as mais importantes no que concerne a seu aspecto pragmático ou utilitário:
- Possibilita maior acesso à informação;
- Instrumentaliza o aluno em seus estudos posteriores, facilitando, por exemplo, a leitura de textos acadêmicos, uma vez que a maior parte deles está escrito em uma língua estrangeira, notadamente, em inglês;
- Permite maior atuação no mercado de trabalho e da tecnologia.
Além desses aspectos, cumpre também destacar que a língua estrangeira tem papel importante na formação integral do educando, visto que o seu estudo pode:
- Permitir maior aproximação com outras culturas, fazendo com que o aluno compreenda melhor as diferenças, o que implica diálogo com a diversidade. Esse diálogo é fundamental em uma sociedade civilizada e constitui condição para as necessárias transformações sociais no sentido de maior justiça e igualdade para todos os cidadãos. Além disso, esse contato com outras culturas pode ensejar ao aluno maior compreensão e valorização de sua própria cultura ou realidade e pode levá-lo a ter uma visão mais crítica do mundo;
- Levar à percepção de que a linguagem é uma prática social, o que implica, por exemplo, perceber como o discurso é usado estrategicamente para construir identidades, estabelecer padrões de comportamento, criar verdades ou mentiras, etc;
- Fazer com que o aluno perceba que contextos, momentos históricos e comunidades diversas determinam uma heterogeneidade social, histórica e cultural que também está presente em diferentes usos da linguagem;
- Desse modo, o ensino de uma língua estrangeira não se resume à aprendizagem de conteúdos específicos ou à capacidade de usá-la para fins comunicativos específicos. Na realidade, o ensino de uma língua estrangeira deve contribuir para o diálogo com outras culturas – locais e globais – e para a formação integral dos indivíduos, tornando-os mais conscientes de sua condição de cidadãos.
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