LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS EM LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PEDAGÓGICA A PARTIR DOS APORTES TEÓRICOS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL

Jakeline Siqueira, Alda Maria Coimbra Aguilar Maciel

Resumo


Este trabalho apresenta um produto educacional de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Esse artigo está organizado em cinco partes. Quatro partes que tratam dos aportes teóricos, quais sejam teorias modernas que tratam dos conceitos de metáfora, fundamentos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), pressupostos da Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e van Leeuwen e o gênero história em quadrinhos (HQ). Uma seção que apresenta a proposta de atividade pedagógica com foco no desenvolvimento da habilidade de leitura crítica de imagens a partir de pressupostos da GDV. Por fim, discutimos alguns resultados da aplicação desse produto educacional em aulas de Língua Portuguesa de turmas de 6º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Rio de Janeiro. Pretende-se, assim, compartilhar uma possibilidade de estratégia pedagógica inovadora para a leitura crítica de textos multimodais, circulantes na modernidade.

Palavras-chave


Gramática do Design Visual; Leitura Crítica; Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa; História em quadrinhos.

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Referências


REFERÊNCIAS

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v4i2.2449

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