A LEITURA DELEITE NOS PLANEJAMENTOS DE ALFABETIZADORAS INICIANTES

Carmen Regina Gonçalves Ferreira

Resumo


: O presente artigo visa apresentar dados referentes ao trabalho com a leitura nas salas de alfabetização com professoras que estão iniciando a carreira docente. O objetivo foi verificar se essas docentes utlizavam em suas ações pedagógicas a leitura deleite, aquela realizada pelo simples prazer de ler. Ao promover a inserção da leitura deleite como uma atividade permanente nas salas de alfabetização, os alunos podem perceber que em diversos momentos da vida cotidiana a leitura está presente com diferentes finalidades e uma delas é a leitura para o divertimento, para o bel-prazer. Esta é uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BIKLEN, 1994) que situa-se  no campo da formação de professores por meio da metodologia pesquisa-formação (JOSSO, 2004), que reuniu um grupo de sete alfabetizadoras em encontros quinzenais para estudar e discutir diversas temáticas dentre elas, a leitura. Os dados aqui apresentados são oriundos de transcrições das gravações dos encontros e por meio das narrativas das alfabetizadoras, evidenciam  que inexistiam espaços de leitura deleite em seus planejamentos para as turmas de alfabetização,pois acreditavam que as ações com a leitura deveriam estar sempre acompanhadas de uma atividade pedagógica de análise da língua ou aspectos relacionados à exploração estrutural do texto. Os dados sinalizaram que o desconhecimento de um arcabouço teórico mais amplo sobre as diversas formas de trabalho com a leitura no ciclo da alfabetização, pode prejudicar um trabalho com a leitura para além da exploração do texto em seus aspectos formais.

Palavras-chave


Leitura; Planejamento; Leitura deleite; Alfabetizadoras Iniciantes.

Texto completo:

PDF

Referências


BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

FERRAREZI JÚNIOR, Celso; CARVALHO, Robson Santos de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola, 2017.

FERREIRA, C. R. G. Estratégias formativas propostas na formação continuada do PNAIC/UFPEL. In: NORNBERG, M. [et. al]. (orgs). O planejamento e a prática do registro em contexto de formação continuada. Porto Alegre: Evangraf, 2018. (Coleção PNAIC/UFPEL, Volume 2).

GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

HUBERMAN, M.; O ciclo de vida profissional de professores. In: NOVÓA, A.(Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Literatura e formação de leitores na escola. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; COSSON Rildo (Coord.). Literatura: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Coleção Explorando o Ensino, v. 20, p. 89-106, 2010. LEAL, Telma Ferraz; PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: formação do professor alfabetizador: Caderno Formação de Professores no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2012b.

MARCELO GARCÍA, C. Formação de Professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 2009.

MORAES, R. Análise de Conteúdo: limites e possibilidades. In: ENGERS, M.E.A. (Org). Paradigmas e metodologias de pesquisa em educação. Porto Alegre, EDIPUCRS, 1994.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Os professores e a profissão. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PAULINO, Graça. Saramago na pedagogia: leitura literária e seu uso docente. In: MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

SILVA, Márcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. Experiências de leitura no contexto escolar. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca Izabel Pereira; COSSON, Rildo (coords.). Literatura: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Coleção Explorando o Ensino, v. 20, p. 23-40, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TARDIF, Maurice e RAYMOND, Danielle. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educ. Soc. . 2006, vol.21, n.73, pp.209-244.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v7i2.2444

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.