NOTÍCIAS
06/08/2014
Foi uma experiência maravilhosa! Conviver por 11 dias, em um país estrangeiro, com 60 jovens vindos de 33 países cujas culturas eram as mais variadas possíveis foi enriquecedor. Durante o projeto Génération Bilingue, pude observar que tratava-se de um grande momento para compartilhar conhecimentos, sejam eles linguísticos, culturais ou sociais.
Em Vichy, ficamos acomodados nas casas de famílias voluntárias*, as quais acolheram, cada uma, de 2 a 3 estudantes. Esse convívio com uma família nativa foi imprescindível para a prática dos hábitos locais e para que a imersão na Língua Francesa e sua cultura fossem ainda mais reais. Já em Paris, nos instalamos no FIAP Jean-Monet, uma espécie de hotel. Lá, todos pudemos pôr em prática nossa tolerância, visto que dividíamos os quartos com 5, 6 ou, até, 7 jovens e, sendo assim, precisávamos respeitar os direitos de cada um.
Com relação ao curso proposto pelo Cavilam – Alliance Française, em Vichy, tivemos diversos estilos de aula: desde um mais tradicional atelier de gramática, até outro de vocabulário dirigido aos passeios realizados. Contudo, sempre visando o estímulo à nossa capacidade criativa, para que escrevêssemos blogs, fizéssemos vídeos ou outras atividades. Agradeço ao Institut Français, ao UCPA, ao Cavilam-Alliance Française, ao Colégio Pedro II e ao Consulado Geral da França a chance de ter feito parte desse projeto, o qual com certeza me fez desenvolver múltiplas habilidades.
Além, é claro, de proporcionar a mim e a outros jovens a criação de laços de amizade que aproximaram pessoas tão distantes tanto culturalmente, quanto geograficamente, o que inclui os incansáveis monitores que nos acompanharam nessa jornada. A eles, envio também meus sinceros agradecimentos, pois foram parte importantíssima desse projeto, tanto quanto todos os demais envolvidos.
Rafaela Dettman
* (A família que me acolheu era composta por 4 pessoas: um casal e dois filhos)
ATOS ADMINISTRATIVOS
AGENDA INSTITUCIONAL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS