Cinema e educação: discussão acerca da identidade e formação/ação docente na/para diversidade

Ana Patrícia da Silva, Michele Pereira de Souza da Fonseca

Resumo


O artigo aqui apresentado objetivou apresentar as reflexões vivenciadas por professores formados e em formação durante uma oficina que usou o cinema como ferramenta didático-pedagógica para a promoção do olhar inclusivo na escola. Para isso, apresentamos um relato sobre a experiência vivenciada durante uma oficina do I Fórum Pensando a Prática Pedagógica: interdisciplinaridade e inovação em foco, organizado pelo Grupo de Pesquisas em Ensino, aprendizagem, interdisciplinaridade e inovação em educação, vinculado ao Colégio Pedro II. A oficina intitulada “Cinema e Diversidade: contemplando múltiplas linguagens” foi ministrada por nós e contou com a participação de 25 professores já formados e em formação oriundos de diversas áreas como Educação Física, Matemática, História, entre outras. Acreditamos que esse objetivo foi alcançado na medida em que, tendo o cinema como inspiração, pudemos levantar questões polêmicas, envolvendo o tema da diversidade na escola. Pudemos também discutir as exclusões presentes no cotidiano escolar que precisam ser problematizadas e minimizadas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v2i2.1621

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