Raciocínio lógico e resolução de problemas: contribuições para a práxis pedagógica

Ana Maria Severiano de Paiva, Ilydio Pereira de Sá

Resumo


Este artigo, ao apresentar a “Resolução de Problemas em Matemática” como metodologia auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, pretende demonstrar como ela contribui para a práxis pedagógica na Escola Básica. Como referencial teórico, citamos G. Polya, Luiz Roberto Dante, Pozo e Echeverria e Katia Stocco Smole, somados à experiência dos autores em pesquisa e docência, tanto na Escola Básica quanto no Ensino Superior (graduação e pós-graduação), destacando-se o campo da Educação Matemática. O texto distingue exercício e problema, apresentando a importância de problemas heurísticos, que favorecem a descoberta e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Destacamos ainda que, quando nos propomos a ensinar matemática, a metodologia de resolução de problemas favorece a construção do conhecimento matemático, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensamento crítico.

Texto completo:

PDF

Referências


DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas. São Paulo: Ática, 1989.

DINIZ, M.I. Resolução de Problemas e Comunicação. In: SMOLE, K. S e DINIZ, M.I (org.). Ler, Escrever e Resolver Problemas. Porto Alegre, Artmed, 2001. Capítulo 4, p. 87-97.

KRULIK, S E REYS, R E. A Resolução de Problemas na Matemática Escolar. São Paulo: Ática, 1998.

POLYA, G. A. A arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.

POZO, J.I. e ECHEVERRÍA, M.D. P. P. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SÁ, I. P de. A Magia da Matemática: Atividades Investigativas, Curiosidades e Histórias da Matemática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 3ª Ed. 2010.

TRIGO, L. M. S. La Resolución de Problemas y sus Conexiones com Otras Áreas del Conocimiento. In: Principios y Métodos de la Resolución de Problemas en el Aprendizaje de las Matemáticas. México: Grupo Editorial Iberoamérica, , 1997. Capítulo 5




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/ceb.v2i2.1615

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2525-2879 

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.