NOTÍCIAS
Cosup realizou cerimônia extraordinária para homenagear ex-alunos que lutaram contra a ditadura
Nove ex-alunos do Colégio Pedro II que lutaram contra a ditadura foram homenageados com o título de Aluno Eminente, no dia 14 de novembro. A cerimônia extraordinária reuniu alunos, ex-alunos, servidores docentes e técnicos, representantes da Comissão da Verdade do Rio, da Comissão de Direitos Humanos e do Grupo Tortura Nunca Mais, além de amigos e familiares dos homenageados, no Salão Nobre do Campus Centro.
Como presidente do Consup, o Reitor Oscar Halac ressaltou que a iniciativa mais do que homenagear estes alunos, teve como propósito alertar a sociedade sobre os perigos de momentos em que o direito à liberdade não é garantido. “Queremos garantir que o Colégio Pedro II se manterá como uma ilha de observação dos Direitos Humanos e da liberdade”, afirmou Oscar Halac.
Madrinha dos ex-alunos, a professora de Português Helena Godoi relembrou o período de incertezas do Brasil na década de 60 e as perseguições a alunos e professores. “Este é um momento histórico de resgate da memória dos alunos que pagaram com a vida por sonhar e lutar pela liberdade”, destacou emocionada.
Foram homenageados os ex-alunos Anselmo André Amador Jr., Alex de Paula Xavier, Lucimar Brandão Guimarães, José Roberto Spiegner, Kleber Lemos da Silva, Fernando Augusto da Fonseca, Marcos Nonato da Fonseca, Lincoln Bicalho Roque e Luís Afonso Miranda Rodrigues.
ATOS ADMINISTRATIVOS
AGENDA INSTITUCIONAL
ÚLTIMAS NOTÍCIAS