No 28

"É preciso estar atento e forte!"

DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i28

Chegamos ao final do ano de 2021 e, ainda em meio à pandemia de COVID-19, abrimos a 28ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia prestando nossa solidariedade às famílias, amigos e amores das mais de 617 mil vítimas da doença no Brasil. Apesar da condução negacionista e criminosa da atual gestão do país em relação à pandemia, a ampliação da vacinação no Brasil sinaliza tempos melhores com a redução do número de casos, internações e óbitos em consequência da doença.

Nesse contexto, acompanhamos as redes de ensino básico e superior voltando gradativamente ao ensino presencial. Em meio à felicidade de retornarmos ao ambiente escolar e de restabelecermos as relações que enchem de sentido a prática docente, permanecemos alertas e resistentes no que se refere à implementação do Novo Ensino Médio, a partir do ano de 2022. Como dissemos na apresentação da edição passada, além de potencializar as já marcantes desigualdades educacionais, essa Reforma Educacional vulnerabiliza ainda mais a já frágil e intermitente presença da sociologia na grade curricular do Ensino Médio. No entanto, como nos ensinam os movimentos sociais e a bela canção de Caetano Veloso, o título desta edição é: “É preciso estar atento e forte!”. As leitoras e os leitores verão que há diversas formas de resistir e mostrar a força e importância da disciplina escolar Sociologia.

Sumário

Editorial

"É preciso estar atento e forte!" PDF
Barbara Fontes 1-3

Iniciação à Docência

Apresentação à Edição Especial Iniciação à Docência PDF
Kelly Pedroza Santos, Marcelo da Silva Araujo 4-10
Costuras e arremates: mulheres negras trabalhadoras e a cerzidura da memória PDF
Bruna Marques Ramos 11-24
Organizações e lutas pelo ensino de Sociologia na Educação Básica – uma visão preliminar sobre a APSERJ nos anos 1980 PDF
Gracielle Rodrigues, Lier Pires Ferreira 25-39
Antropologia no currículo de Sociologia do Ensino Médio: conclusões a partir da iniciação à docência PDF
Guilherme Nascimento Prates, Marcelo da Silva Araújo 40-56
Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas PDF
Leonardo Damasceno, Maria Clara Santiago Camões 57-69
Atividades interdisciplinares realizadas no Colégio Pedro II durante a pandemia da covid-19 – desafios e perspectivas diferenciadas PDF
Thais Tomaz Domingues, Kelly Pedroza Santos 70-82
Recortes decoloniais no manual didático Sociologia em Movimento PDF
Weverthon de Lannes Peralta, Luiz Felipe Bon 83-97

Artigos

Juventude, trabalho e sonhos: perspectivas de uma escola pública na pandemia PDF
Andréia dos Santos, Emilly Vitória Ribeiro Barbosa, Lavínia Bárbara do Couto Pereira 98-113

Experimentações

Quiz Antropológico: jogos didáticos e formação de professores PDF
Ana Paula Carvalho, Julia Polessa Maçaira, Gustavo Cravo de Azevedo 114-128

Entrevistas & Memória

A memória é uma ilha de edição: um enquadramento teórico para pesquisas sobre entrevistas e memória PDF
Carlos Eduardo Oliva Rêgo, José Amaral Cordeiro Jr., Paloma Maria Rodrigues Augusto, Roberto Mosca Jr. 129-143
Contribuindo para o florescimento do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II: entrevista com Felipe Bon PDF
Ana Beatriz Leitão, Beatriz Sampaio, Carlos Eduardo Oliva, José Amaral Cordeiro Jr., Roberto Mosca Jr., Sophia dos Santos 144-174
Saúde Mental e Educação em Direitos Humanos PDF
Ana Beatriz Leitão, Beatriz Sampaio, Fábio Gonçalves, Fátima Ivone Ferreira, Luana Silveira, Mônica Peixoto, Sophia dos Santos 175-199
Sociologia e Educação Audiovisual para uma Educação em Direitos Humanos PDF
Beatriz Sampaio, Rafael Romão, Silzane Carneiro, Sophia dos Santos 200-221

Espaço Poesia

Urbanidade PDF
P S Raio Negro 222
Veneno PDF
Tatiana Bukowitz 223-225
Do que a banca desaprova PDF
Dione Martins 226-227


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com