No 25

As múltiplas possibilidades do Ensino de Sociologia

DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i25

Encerramos o primeiro semestre de 2020 com múltiplas preocupações decorrentes da pandemia da COVID-19, que surpreendeu a todas e todos. Preocupações essas que vão desde a manutenção da saúde física e mental (nossa e daqueles que amamos), passando pelas dúvidas e incertezas decorrentes da má gestão dos governantes em relação ao controle da doença, e chegando às questões materiais de nossa condição de existência. Nesse contexto, o âmbito educacional é um ponto crítico, uma vez que o cerne de nossas atividades é permeado de mediação, contato e aglomeração de pessoas. Especialmente na educação básica, as alternativas apresentadas, como o ensino remoto, encontram diversas barreiras, que vão desde a falta de autonomia dos estudantes, até, o que é mais grave, a falta de condições básicas, como ambiente de estudos adequado, acesso de qualidade à internet e vulnerabilidade de muitas famílias.

Em meio a esse cenário difícil e delicado, chegamos à 25ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia (ISSN 1983-0076) com a convicção de que, em condições adequadas também para o trabalho docente, a nossa disciplina tem uma grande potência didático-pedagógica. Intitulada As múltiplas possibilidades do ensino de Sociologia, esta edição vem afirmar a diversidade de ferramentas teórico-metodológicas para a construção da relação de ensino-aprendizagem, enriquecida pela tríade das Ciências Sociais na Sociologia escolar.

Sumário

Editorial

As múltiplas possibilidades do Ensino de Sociologia PDF
Barbara Fontes 1-3

Entrevistas & Memória

Por uma Sociologia Guineense: entrevista com Diamantino Domingos Lopes PDF
Aymara Montezuma Mello, Rodrigo Paim 4-16

Artigos

Discutindo o tempo em aulas de Sociologia: desnaturalização, estranhamento e relativização sob um olhar antropológico PDF
Paloma Maria Rodrigues Augusto 17-26
O uso de filmes em aulas de Sociologia PDF
Bruno José Yashinishi 27-35
Considerações sobre a influência do capital cultural e o (in)sucesso escolar nas obras Os Herdeiros (1964) e A Reprodução (1970) PDF
Vergas Vitória Andrade da Silva, Douglas Leandro Correa Abreu, Aldus Artur Brito Santos 36-48
A temática indígena nos livros didáticos de Sociologia PDF
Ellen Fernanda Araújo 49-63
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio PDF
Gustavo Cravo de Azevedo, Jayme Karlos Lopes Reis, Juliana Sousa de Araújo Mochel 64-79

Experimentações

Em defesa de uma Educação em Direitos Humanos: um balanço do LAEDH em seus cinco primeiros anos PDF
Carlos Eduardo Oliva Rêgo, Silzane de Almeida Carneiro 70-85
A primeira semana da Consciência Negra do CAP-UERJ sob a ótica da participação de licenciandas/os em Ciências Sociais da UERJ PDF
Walace Ferreira, Aymara Montezuma Mello, Daniela Freitas Garcia, Charles Rodrigo Alves Souza, Marcos Antônio Vieira, Sebastião Almeida Campagnucci 86-100
Desnaturalizando a barbárie: o ensino dos conceitos de biopoder e necropoder na educação básica PDF
Bárbara Rossin Costa 101-116

Espaço Discente

Relato de experiência a partir do PIBID: Ensino de Sociologia e a Lei 11.645 PDF
Victor Romero Lima 117-123
A representação da mulher na cultura geek: o que pensam os e as estudantes do ensino médio integral? PDF
Fábio Ortiz Goulart, José Endrew Vieira Maio, Julia Oliveira, Tânia Baldez 124-129

Resenhas

Rumo a uma compreensão da "cultura analfabeta": educandos jovens e adultos, seus dramas sociais e estratégias de superação PDF
Marcelo Silva Araújo 130-134
O ensino de humanidades nas escolas PDF
Maciana de Freitas Souza, Patrícia Lorena Raposa 135-138


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com