No 23

Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola

DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i23

Educar para a cidadania, princípio fundamental para o Ensino de Sociologia, exige uma busca constante de aprimoramento dos processos educacionais, da invenção de novos recursos, da mobilização de categorias e estratégias capazes de impulsionar aprendizados num contexto sócio histórico de desafios cada vez mais amplos.

Educar para que os sujeitos da ação pedagógica desenvolvam capacidade crítica e criativa, resgatando a potência de construir sentidos emancipatórios, afim de transformar este mundo em profunda crise e este Brasil desencontrado de si: tarefa sociológica ainda mais evidente, urgente e necessária. É por estes caminhos tortuosos, e por vezes áridos, que transita a presente edição da Perspectiva Sociológica – A Revista de Professores de Sociologia (ISSN 1983-0076).

Reafirmando a direção que nos trouxe até aqui, nosso vigésimo terceiro número, correspondente ao 1º semestre de 2019, tem como tema Educar para a Cidadania: princípios e métodos do fazer sociológico na escola. Mesmo em meio a dificuldades crescentes, os profissionais da Educação e do Ensino de Sociologia no Brasil se constituem como potência criadora de processos educacionais transformadores, permanecendo atentos às demandas dos estudantes e da sociedade pela democratização do conhecimento, como veremos na presente edição.

Sumário

Editorial

Editorial PDF
Valéria Lopes Peçanha 1-3

Artigos

Uma experiência de educação para a cidadania na Sociologia no Ensino Médio PDF
Ana Paula Soares Carvalho, Filippo Bignami 4-18
ESTUDO SOCIOGEOGRÁFICO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE SOCIAL DOS DISCENTES DO COLÉGIO PEDRO II - UNIDADE DE SÃO CRISTOVÃO III PDF
Igor Perrut, Vitor Scalercio 19-38
IMAGENS EM MOVIMENTO: A PRÁXIS DO CINECLUBE CINEMA E OPRESSÕES NO COLÉGIO PEDRO II PDF
Vítor Gonçalves Pimenta, Roberto Mosca Junior 39-55

Entrevistas & Memória

DO DIREITO PARA A CIÊNCIA POLÍTICA SOB OS DESCAMINHOS DA POLÍTICA: ENTREVISTA SOBRE O PROF. OSWALDO GUSMÃO PDF
Carlos Eduardo Oliva de C. Rêgo 56-79

Experimentações

OS SAMBAS-ENREDO DA MANGUEIRA E DA VILA ISABEL 2019 COMO RECURSO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO PDF
Ana Beatriz Maia Neves, Luiz Guilherme Oliveira Santos 80-91
A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO NAS ESCOLAS: RODA DE CONVERSA SOBRE O COMBATE ÀS VIOLÊNCIAS COTIDIANAS QUE AFLIGEM A JUVENTUDE PDF
Walace Ferreira, Diego Cavalcanti de Santana, Marcos Spagolla Napoleão Tavares, Beatriz de Souza Pereira 92-99

Espaço Discente

UM ESTUDO DO CENTRO DO RIO PDF
Gabrielle Rosa, José Bernardo Morgan, Nathalia Passeri, Rafaela Gavinho, Gabriela Reolon 100-104

Resenhas

MOCELIN, Daniel Gustavo. Quatro olhares fundadores: pistas para desvendar a sociologia clássica de Marx, Durkheim, Weber e Simmel, Porto Alegre, Cirkula, 2017, 200p. PDF
Marcelo da Silva Araújo 105-108


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com