Aprendendo Ciências Sociais desde o Ensino Fundamental. A experiência do Colégio Pedro II

Fátima Ivone de Oliveira Ferreira, Eduardo Ribas De Biase Guimarães, Leandro Longo Vendramin

Resumo


O artigo refere-se ao projeto do Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II
(CPII) de apresentar didaticamente os conceitos básicos das Ciências Sociais aos alunos do Ensino Fundamental (EF - 6º ao 8ºano). A organização da disciplina no seio do CPII contempla o que se define academicamente como Ciências Sociais: Sociologia,Antropologia e Ciência Política. Tal experiência merece ser registrada por seu caráter inovador, visto que a abordagem destes conteúdos ao longo do EF não é comum no contexto escolar brasileiro. O desafio é promover a "alfabetização científica" na área de Ciências Sociais, mobilizando as categorias teóricas da Sociologia, Antropologia e da Ciência Política, de forma que o jovem possa pensar criticamente seu estar no mundo. Para tanto, os autores apresentam e analisam não apenas os conteúdos trabalhados em sala de aula, mas, sobretudo, as estratégias, materiais e recursos capazes de realizar esta transposição didática proposta pelo Departamento. A composição curricular do Colégio Pedro II, nos anos finais do Ensino Fundamental, sempre contou com a participação do Departamento de Sociologia em duas séries. Entretanto, a partir de 2007, sua participação foi ampliada, com mais uma série. Desta maneira, foi organizado o programa tratado neste artigo, do 6º ao 8º ano.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v1i5%2F6.594

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com