CAPITAL SOCIAL, CAPITAL HUMANO E EDUCAÇÃO: o ensino da sociologia e a construção da cidadania

Afrânio de Oliveira Silva, Caroline Santos

Resumo


O debate sobre a cidadania no Brasil abrange um amplo campo de variáveis que compreende tanto as econômicas quanto as socioculturais. Imaginar a extensão da cidadania para a maioria dos cidadãos sob o imperativo de problemas estruturantes da sociedade brasileira, como, por exemplo, a desigualdade social e racial, não é tarefa facial para nenhum cientista. Pensar as condicionantes da desigualdade e da pobreza requer inovações na construção de novos conhecimentos e novos conceitos capazes de fornecer instrumentos para uma melhor compreensão de sua manutenção. O capital social é um desses elementos inovadores na perspectiva de superação da desigualdade e da ampliação da cidadania sobre novas bases. Nesse sentido, pretende salientar o ensino da sociologia como indutor de capital social e provocador de uma nova “vivência” do ambiente escolar e contribuir para a difusão de uma cultura mais crítica e cooperativa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i3.426

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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