Recortes decoloniais no manual didático Sociologia em Movimento
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa sobre decolonialidade em materiais didáticos de Sociologia, tendo como objeto de estudo a obra Sociologia em Movimento. Este trabalho compõe um dos cinco primeiros Projetos de Iniciação à Docência do Colégio Pedro II (Rio de Janeiro) do curso de Ciências Sociais, que foi realizado entre os meses de setembro de 2020 e fevereiro de 2021. Ele conta com a interpretação de um discente preto da Licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Durante o processo de pesquisa, além da análise do material, foram feitas cinco entrevistas, sendo quatro delas com autores do manual didático analisado e uma com a educadora indígena Tamikuã Pataxó que compartilha todo seu conhecimento enquanto professora e diretora de um colégio indígena. A análise das atividades realizadas permitiu observar de forma qualificada presenças e ausências da perspectiva decolonial nos debates presentes no manual didático estudado. As experiências das pessoas entrevistadas fizeram com que este estudo se tornasse mais preciso em seus objetivos, visto que a cosmopercepção de vozes plurais, principalmente negras e indígenas, é a centralidade e o progresso do pensamento decolonial.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i28.3555
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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
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