Licenciatura em Ciências Sociais no Colégio Pedro II: investigações curriculares e práticas formativas
Resumo
Este artigo desdobra-se do relatório produzido a partir da pesquisa realizada no Colégio Pedro II, no âmbito da iniciação a docência do curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Assume como proposta estabelecer um diálogo inicial com docentes que participaram do processo de implementação do curso na referida instituição bem como com discentes recém ingressados no curso. A investigação se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e questionários aplicados aos alunos com o objetivo de levantar reflexões sobre o caráter discursivo do currículo e as múltiplas possibilidades que se abrem quando docentes e discentes são partícipes desse processo de construção curricular. Indicamos em nossas considerações finais que, ainda que de forma inicial, os estudantes já apontam para a necessária ampliação de olhar e desconstrução de perspectivas coloniais enraizadas em suas formações e para o modo como se percebem capazes de atuar ativamente na construção deste currículo. Na mesma direção, os professores entrevistados deram indicativos importantes para refletirmos sobre como constituem-se/formam-se os docentes e seus fazeres, como estruturam-se ainda que provisoriamente os currículos e como as perspectivas decoloniais vão ganhando relevo na prática e na formação docente.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i28.3553
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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
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