Organizações e lutas pelo ensino de Sociologia na Educação Básica – uma visão preliminar sobre a APSERJ nos anos 1980

Gracielle Rodrigues, Lier Pires Ferreira

Resumo


Desde os anos 1920, a Sociologia tem uma presença intermitente no currículo escolar brasileiro. No contexto das diferentes reformas do ensino, por vezes ela é inserida no rol das disciplinas curriculares obrigatórias e, outras tantas, dele é retirada. Ao final do último ciclo da ditatorial no Brasil, em 1985, o país viveu o reflorescimento da sociedade civil, com diferentes organizações pontificando na luta por direitos civis, políticos e sociais. É neste contexto que se insere a Associação Profissional dos Sociólogos do Estado do Rio de Janeiro - APSERJ, que, partindo da discussão sobre a profissão de sociólogo, acabou pontificando na luta pela reinserção da Sociologia no Ensino Médio, intento que alcançou em 1989, quando a constituição do estado reconheceu a obrigatoriedade da Sociologia na grade curricular do ensino secundário no território fluminense. O presente artigo tem como propósito apresentar os resultados iniciais de uma pesquisa acadêmica desenvolvida no contexto da licenciatura em Ciências Sociais do Colégio Pedro II, cujo objeto privilegiado é a trajetória da APSERJ nos anos 1980. O artigo contempla uma visão geral do projeto de pesquisa, com especial ênfase para os procedimentos teóricos e metodológicos da História Oral, bem como os primeiros resultados produzidos. Como se trata de uma pesquisa em curso, não há, aqui, outra pretensão senão registrar as etapas já cumpridas, bem como explicitar os caminhos que se deseja percorrer no futuro imediato.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i28.3551

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

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