O Novo Ensino Médio e o ensino de Sociologia: resistir para existir!

Barbara Fontes

Resumo


Ainda em meio à pandemia de COVID-19, abrimos a 27ª edição da Perspectiva Sociológica: A revista de professores de Sociologia enlutados e prestando nossa solidariedade às famílias, amigos e amores das mais de 537 mil vítimas da doença no Brasil. Não é demais ressaltar que muitas dessas vidas poderiam ter sido poupadas caso a atual gestão do país conduzisse de forma responsável e amparada na ciência os recursos e as ações em relação à pandemia.

Nesse cenário angustiante e difícil, nossa área de atuação e conhecimento também passa por um momento delicado com a implementação do Novo Ensino Médio, a partir do ano de 2022. O atual contexto social, político, econômico e educacional exige, portanto, que sejamos resistentes para que possamos existir em meio a tanta adversidade. Não por acaso, essa edição intitula-se O Novo Ensino Médio e o Ensino de Sociologia: resistir para existir! e traz uma edição especial da seção de entrevistas que busca resgatar a memória da luta pela reinserção da Sociologia nos currículos escolares no início dos anos 2000, bem como as diversas seções que trazem reflexões sobre a importância do Ensino de Sociologia, seu lugar na Base Nacional Comum Curricular e os desafios que se colocam com o Novo Ensino Médio.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27.3348

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II

URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br

E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com