Autonomia e Juventude: a experiência do periódico virtual Diário de Classe
Resumo
Muito se fala em protagonismo estudantil, novas tecnologias na educação e da combinação entre ambos. Seriam os pilares de uma educação atenta às mudanças urgentes pelas quais nosso sistema de ensino precisa passar, sob risco de tornar-se totalmente obsoleto e distante das novas gerações. Contudo, neste projeto buscamos desenvolver uma concepção de protagonismo estudantil como fenômeno coletivo, isto é, necessariamente associado às demandas dos jovens por transformação social e que se expressam no contexto da educação. Salientamos a democratização como um aspecto fundamental que se revela em metodologias mais horizontais e na importância da extensão como forma de conexão e elemento impulsionador de mudanças concretas nas instituições. O projeto do periódico virtual Diário de Classe articula a valorização da extensão como área essencial para pensarmos novos horizontes na educação brasileira bem como o engajamento dos estudantes neste processo a partir da produção e circulação de conhecimento produzido na educação básica. Nesses termos, o protagonismo estudantil pode ser potencializado pela utilização das novas tecnologias, mas assume como princípio a superação dos muros que hoje separam as escolas do seu contexto social imediato. Para tal fim, lançamos mão de plataformas virtuais e redes sociais como meio de divulgação do projeto e nos mantemos em interlocução com colaboradores que compõe o conselho editorial, os quais são fundamentais para alcançarmos o objetivo de estimular a produção e a circulação de conhecimento por estudantes das diferentes redes de ensino.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27.3345
Apontamentos
- Não há apontamentos.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.
Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia
ISSN 1983-0076
Departamento de Sociologia - Colégio Pedro II
URL da Homepage: http://www.cp2.g12.br
E-mail: perspectivasociologicacp2@gmail.com