"Olha minha foto, tia?!" Registros de estudantes da Educação Básica sobre Direitos Humanos

Ana Beatriz Carneiro Fortes

Resumo


Este trabalho decorre de uma intervenção pedagógica realizada em uma escola pública periférica da cidade de Fortaleza-CE e teve como pano de fundo a violência urbana, presente no local de moradia dos interlocutores e a pandemia do Coronavírus, que impactou na saúde, mas também nos processos de ensino e aprendizagem de estudantes da educação básica. O exposto visa analisar uma intervenção pedagógica que utiliza a prática fotográfica pra discutir Direitos Humanos, como tema transversal, nas aulas de Sociologia. Ademais procura-se avaliar como a escola pode trabalhar a Educação em Direitos Humanos (EDH) e o quanto a disciplina de Sociologia é relevante nesse processo educacional. A abordagem metodológica foi baseada em Souza Martins (2002), com a ideia de imaginação fotográfica, análoga à imaginação sociológica de Wright Mills, entendendo que as imagens capturadas pelo fotógrafo revelam como este se enxerga no mundo social, e Benjamin (1987), entendendo que as fotografias são narrativas dos objetos ilustrados, aproximando o observador do caminho a ser seguido para se chegarem à imagem. Como resultado encontramos a persistência em associar os direitos humanos à segurança pública ou à ausência de direitos, mas debater sobre os mesmos gerou imagens que ampliam a reflexão para além dessas problemáticas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/rps.v0i27.3344

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Perspectiva Sociológica: A Revista de Professores de Sociologia

ISSN 1983-0076

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